quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alimentos da Primavera! Adapte seu cardápio para a estação!

Assunto da entrevista publicada no site do empresário Abilio Diniz no qual fui colaboradora.


Alimentos da Primavera
Adapte seu cardápio para a estação

O colorido das flores e o clima ameno não são as únicas vantagens da primavera. A abundância de frutas e vegetais com maior valor nutricional e menor preço é outro grande proveito para se tirar da estação. E mesmo que a disponibilidade desses alimentos varie de uma região para outra, não há dúvidas de que esse é um excelente período para desfrutar de uma alimentação mais nutritiva e leve. “O ideal é ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, carnes assadas ou grelhadas e pouco sal para evitar a retenção de líquido”, afirma a nutricionista Claudia Carvalho
A especialista explica que a elevação da temperatura nessa época do ano também exige uma readaptação das refeições, pois nosso organismo precisa de menos calorias no dia-a-dia. “Ao invés dos pratos quentes e pesados do inverno, temos que dar espaço aos pratos mais leves e frescos”, diz.  Claudia recomenda o consumo de vegetais típicos da estação como couve, escarola, rúcula, agrião, espinafre, cenoura e beterraba. Já em relação às frutas, as melhores opções são abacaxi pérola, banana nanica e prata, mamão, mexerica, manga, jabuticaba, maçã, laranja pêra e caju.
Para aproveitar ainda mais o valor nutricional dos alimentos, o ideal é consumi-los crus. Porém, se você preferir cozinhá-los, a melhor alternativa é o método a vapor. “O vapor preserva o sabor, a cor viva e, principalmente, os nutrientes das verduras e legumes”, diz a especialista em nutrição desportiva, Graziela Dias Parisotto. Outra opção é usar os legumes, verduras e frutas em tortas, bolos, omeletes e quiches. E não se esqueça de usar as cascas, sementes e talos que são riquíssimos em vitaminas e nutrientes!
Mas não é só a alimentação que deve ser revista na primavera. A ingestão de líquido também deve ser reforçada nesse período. Como o clima está mais quente, a tendência é perder água pela transpiração, mecanismo do nosso organismo para reduzir a temperatura corporal. “Beber bastante água é importante para manter o corpo hidratado, pois a água presente na maior parte do nosso organismo participa de várias funções metabólicas, auxilia no processamento e transporte dos nutrientes, na circulação sanguínea e no equilíbrio hídrico adequado”, afirma Claudia. Ela ressalta que se deve dar preferência à ingestão de água pura, pois refrigerantes e bebidas açucaradas não trazem os mesmos benefícios e ainda acrescentam calorias ao longo do dia.
Mariana Teodoro

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, pois realmente é necessário mudar a rotina alimentar na primavera e no verão, senão não há biquini que fique bem, hehehe.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir