quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É primavera!! Reeducação alimentar ou dietas da moda?


Hoje chega a primavera!! 
E com ela as pessoas se cuidam mais, procurando hábitos alimentares e de vida saudáveis! Essa preocupação se dá pela chegada da estação do calor: o verão! (Que logo logo está aí!) Onde os corpos estão mais descobertos e junto a preocupação com os quilinhos a mais!

Você teve bons hábitos alimentares durante o inverno? Evitou de ganhar uns quilinhos a mais (pois a roupa esconde mesmo)? Não?!
Então está na hora de você ter mais saúde e saber a  forma correta de se alimentar, não adianta fazer dietas malucas, perder peso para o verão e aumentar o peso novamente no inverno (e as vezes até um pouco mais) o chamado efeito sanfona. Estas dietas que parecem fazer milagres prometendo um emagrecimento rápido e aparentemente fácil não são a opção correta para quem quer emagrecer com saúde. Muitas delas são restritivas demais (faltam nutrientes) ou monótonas, não sendo levadas por muito tempo por quem quer perder peso (afinal quem gosta de comer sempre a mesma coisa?). No máximo dá pra fazer por uma semaninha ou duas para um evento especial (muitas delas fazem com que você elimine líquidos e não a gordura propriamente), e cuidado ao retornar com a alimentação de antes, se rica em guloseimas, gorduras e açúcares ou outros alimentos não saudáveis, o resultado não é nada bom, e lá vai de novo o efeito sanfona. 

O melhor conceito já estabelecido é a Reeducação Alimentar, no processo de reeducação a pessoa se conscientiza de grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado. Embora seja um processo gradual, é possível obter um emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a sua vida.  Neste método não há restrição total de nenhum nutriente e não há grandes proibições. A individualidade de cada um é respeitada, assim como seus hábitos, preferências, cultura e características sócio-econômicas, já que quanto mais  próximo de sua realidade  mais fácil será o processo de mudança.

O nutricionista vai ajudar a fazer trocas saudáveis e a achar estratégias de mudança, deixando para trás a ideia de que tudo que é bom engorda, ou que alimentos saudáveis não são saborosos.  Reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos, força de vontade e principalmente disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida.

Começe agora com uma reeducação alimentar e deixe de lado o efeito sanfona! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário