quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Teor de açúcar em sucos de caixinha e refrigerantes são muito próximos!


Em média, os sucos vendidos em caixinha têm mais açúcar do que os refrigerantes. Mas isso é uma média, que varia de uma marca para outra, tanto no refrigerante quanto nos sucos. Em geral a quantidade de açúcar é bem parecida entre as duas bebidas, houve diferença de 1 a 1,7g na média de açúcar por 100 ml entre os refrigerantes cola/guaraná e os sucos/nectares. 

Na média, os refrigerantes de cola ou guaraná apresentam um teor de açúcar de 10 g em um copinho de 100 ml. Os sucos, entre 11 g e 11,7 g, em média, dentro do mesmo recipiente. As diferenças maiores, porém, foram detectadas na comparação entre marcas e sabores. 

Essa é uma das conclusões de um estudo divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que comparou a quantidade de açúcares, sódio e gorduras em diversos alimentos industrializados de várias marcas. Os alimentos industrializados selecionados para serem avaliados foram aqueles usualmente consumidos pela população brasileira, para análise dos refrigerantes foram utilizadas 11 produtos diferentes e para a análise dos sucos 12 produtos diferentes.

Por isso é sempre importante a visualização dos rótulos para uma escolha mais saudável, é sempre importante optar pelo suco que tem menos ou nada de açúcar adicionado. Se você não consegue ficar longe do refrigerante, prefira os lights, sempre em pouca quantidade, pois eles contém aditivos que intoxicam o organismo. O melhor suco ainda é o natural sem adição de açúcar, pois a fruta já contem o seu açúcar natural: a frutose.

Só não se esqueça que não há substituto para água quando se trata de hidratar o corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário