terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alimentação balanceada pode prevenir osteoporose


Apesar de as pessoas não se preocuparem muito com esta doença ela é grave e seu diagnóstico tardio pode prejudicar o tratamento. A redução da massa óssea e a deterioração estrutural podem ser evitadas com uma dieta balanceada e rica em cálcio. Você consegue ingerir cálcio nos seguintes alimentos: leite, queijos, iogurtes, vegetais verde escuros, alimentos enriquecidos, etc.

Mas não é só a alimentação a grande aliada na prevenção da doença. A adoção de hábitos saudáveis no cotidiano como atividade física regular, exposição ao sol em horários adequados e a eliminação do cigarro ajudam na diminuição da perda óssea.

Ela não tem cura, por isso a importância da prevenção e quando diagnosticada, deve-se iniciar o tratamento rapidamente para evitar possíveis fraturas. Quem tem osteoporose deve praticar exercício físico, estes devem ser de impacto mínimo. Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois tem os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença.

Não significa dizer que se o histórico familiar é favorável à osteoporose que todos vão desenvolver a doença. Mas é importante, sim, identificar se os pais são portadores de osteoporose. Em caso positivo, deve-se manter cuidado redobrado na prevenção da doença. Explicação: a vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas do que em outras e essa característica é hereditária. Descendentes de pessoas que tem menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e apresentaram osteoporose quando adultas tem maior probabilidade de apresentar a doença. Mas nada que bons hábitos alimentares não possam mudar este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário