sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Consuma frutas, legumes e verduras!

As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e ainda outras substâncias chamadas funcionais que contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de várias doenças! Devem estar presentes diariamente nas refeições!

Existe um programa chamado "Programa 5 ao dia" no qual tem por objetivo a promoção do consumo de no mínimo 5 porções destes alimentos ao longo do dia, e que de preferência sejam de cores diferentes. Portanto, tenha uma alimentação colorida, distribua as frutas ao longo do dia na forma de lanches ou como sobremesa quando bater aquela vontade de ingerir um doce. Assim, você evita alimentos muito calóricos, gordurosos e industrializados e garante uma vida mais saudável! É importante variar suas cores e tipos para que se garanta o maior numero de nutrientes e sabores, evitando a monotonia alimentar.

Mas o que é uma porção? Depende do alimento ingerido. Uma fruta de tamanho médio (como laranja, maçã, goiaba, pera etc.) equivale a uma porção. No caso de frutas pequenas, como uva, jabuticaba e morango, para conseguir uma porção, deve-se consumir entre 10 e 15 unidades. Duas fatias finas de abacaxi, uma fatia média de mamão e uma fatia grossa de melancia também correspondem a uma porção. Verduras podem ser consumidas à vontade porque uma porção equivale a um prato cheio de folhas cruas. No caso de legumes, entre duas e quatro colheres de sopa do alimento cozido e picado correspondem a uma porção. Mas lembre-se depende muito do alimento, estas são recomendações aproximadas!

As frutas, verduras e legumes se agrupam em 5 cores: verdes, alaranjados, roxos, brancos e vermelhos!
Confira mais no site: www.5aodia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário